# Você Compraria se Viesse para o Brasil?

Eyeshild 21 – YA-HA!

Eyeshield_21_Wallpapers

De boas galerinha?

Hoje começaremos uma nova sessão aqui no Blog, como diz o título, Você Compraria se Viesse para o Brasil? Nela apresentaremos alguns mangás que fizeram sucesso lá fora e se tem chance de vir para cá.

E na estreia vamos falar um pouquinho de Eyeshild 21. Vamos a uma breve sinopse:

Eyeshild 21

Ch1

É uma série de mangá escrita por Riichiro Inagaki e ilustrada por Yusuke Murata. O mangá foi publicado originalmente na revista Weekly Shōnen Jump da editora Shueisha entre julho de 2002 e junho de 2009. A série consiste em 333 capítulos compilados em 37 tankōbon e uma adaptação em anime consistindo em 145 episódios. A franquia também deu origem a um par de OVAs, álbuns de áudio, jogos eletrônicos e outras mercadorias.

O enredo de Eyeshield 21 gira em torno de um garoto fraco e não-assertivo chamado Sena Kobayakawa que entra para a Deimon Private Senior High School, escola que sua amiga de infância Mamori Anezaki frequenta. Suas únicas habilidades físicas notáveis são sua velocidade de corrida intensa e agilidade, o resultado de uma vida escolar que passou em conformidade com as exigências dos “valentões”. Enquanto fugia dos mesmos suas habilidades chamam a atenção de Yoichi Hiruma, o capitão da equipe de futebol americano da escola, que força Sena a se juntar aos Deimon Devil Bats como running back.

eyeshield21_12_20

Para proteger sua identidade de outras equipes que queiram recrutá-lo, Sena é forçado a assumir publicamente o papel de secretário, entrar em campo usando um capacete equipado com uma viseira de cor verde para esconder suas feições e sob o pseudônimo de “Eyeshield 21”. A equipe inicialmente improvisada compete no torneio de futebol americano da primavera com a esperança de vencer com a ajuda de sua “arma secreta”. Eles vencem seu primeiro jogo, no entanto, no jogo seguinte, a equipe extremamente fraca é facilmente eliminada pelos Oujou White Knights, um dos melhores times do Japão, após marcar apenas dois touchdowns.

Após Deimon ser eliminado do torneio, é revelado que o campeonato de primavera é secundário em importância, em relação ao torneio de outono, onde as equipes competem pela chance de disputar o Christmas Bowl (Torneio de Natal), o campeonato de futebol americano colegial mais importante do Japão. Hiruma, Kurita e Sena se reagrupam, e lentamente começam a construir uma equipe de verdade com a entrada de outros estudantes, como Taro Raimon, um jogador de beisebol que só sabe fazer recepções, os irmãos Ha-Ha, Komusubi e Yukimitsu. Outros personagens lentamente se juntam à equipe, e a série segue com a construção e o crescimento dos Deimon Devil Bats e seus membros, bem como vários times rivais e como todos eles se esforçam para conseguir seu objetivo de jogar no Torneio de Natal.

Eyeshield-21-Manga-eyeshield-21-20957390-1633-1194

Bom, como deu pra perceber, Eyeshild 21 é um mangá esportivo. Essa categoria ainda é bem nova aqui no Brasil. Já tivemos Slam Dunk pela Conrad, Super 11 pela JBC e agora Kuroko no Basket pela Panini. Mas nesses casos, são esportes conhecidos por nós brasileiros. No caso de Eyeshild 21, o futebol americano ainda está ganhando campo por aqui. Já existem times e tudo mais, mas ainda não é tão popular. Vamos entender um pouquinho mais sobre ele.

Futebol Americano

Indianapolis Colts v Houston Texans

Em resumo é simples: O time que tem a posse de bola tenta avançar gradualmente em jogadas de curta duração – os chamados “downs”. Se conseguir levar a bola até a endzone do adversário, marca touchdown e conquista 6 pontos.

O jogo de futebol americano da NFL e também do futebol americano universitário da NCAA possui 11 jogadores pra cada equipe. Por ser um jogo extremamente tático e estratégico, são permitidas substituições entre cada tipo de jogada. Por isso existem jogadores especializados no ataque e outros especializados na defesa. Por exemplo, quando um time está no ataque, junto com seu Quarterback (QB), ele tem dentro de campo somente jogadores para esta função. O mesmo acontece quando o time está na linha defensiva, somente jogadores preparados para defender o ataque adversário entram em campo.

Cada jogo tem duração de 60 minutos, divididos em 4 quartos de 15 minutos. As equipes invertem suas posições de campo no fim do 1º e do 3º quartos.

O jogo de futebol americano possui inúmeras jogadas individuais e, toda vez que um time está no ataque, ele deve conquistar território. Cabe ao ataque conquistar 10 jardas para continuar com a posse da bola e conquistar o First Down (Primeira Descida), além de continuar sonhando com pelo menos um Touchdown ou um Field Goal de 3 pontos.

O time que está com a posse da bola possui 4 chances de conquistar estas 10 jardas, mas se a posição de campo não for boa para tentar um Field Goal na 4ª descida (chance), este time devolverá a bola oval para seu adversário chutando-a (punt) para o mais próximo do fim de campo adversário.

Se o time não ir para o punt e quiser arriscar uma 4ª descida, em caso de fracasso a bola oval é devolvida para o outro time na mesma posição de campo em que esta última jogada terminou.

Touchdown – Vale 6 pontos

É marcado sempre que um time conduz a bola além da linha de fundo do adversário (a chamada endzone).

Extra point – Vale 1 ponto

A equipe que acaba de marcar um touchdown recebe também a chance de chutar a bola entre as traves. Se acertar, ganha mais 1 ponto.

Conversão de 2 pontos – Vale 2 pontos

Em vez de tentar o extra point, o time que marcou um touchdown pode tentar um novo touchdown, partindo da linha de 2 jardas e valendo 2 pontos.

Field goal – Vale 3 pontos

A qualquer momento, o time de posse da bola pode executar um chute com a bola partindo do chão. Se acertar entre as traves, ganha 3 pontos.

Safety – Vale 2 pontos

É o equivalente ao gol contra do futebol. Acontece caso o jogador com a bola seja derrubado dentro de sua própria endzone ou, ainda, se seu time cometer falta ou sair de campo por trás ou pelos lados da endzone.

12

Posições Ofensivas:

  • Quarterback (QB): cria as jogadas e lança a bola. É o cérebro do time
  • Running Back (RB): são os corredores
  • Wide Receiver (WR): são os recebedores rápidos
  • Tight End (TE): último bloqueador da linha ofensiva
  • Center (C): responsável pela linha ofensiva. Passa a bola pro QB
  • Guards (LG/RG): Bloqueadores
  • Tackle (LT/RT): Protege o QB

Posições Defensivas:

  • Defensive End (DE): impede corridas e tentam derrubar o QB
  • Defensive Tackle (DT): impede corridas e tentam derrubar o QB
  • Linebackers (LB): defende jogadas e corridas do ataque
  • Cornerbacks (CB): marcam os WR
  • Safeties (S): são os últimos defensores da defesa
  • Kicker (K): chuta o field goal e dá o chute inicial
  • Punter (P): chuta a bola

O futebol americano é um esporte emocionante. Não é a toa que as finais arrastam milhares de pessoas apaixonadas por seus times para o estádio.

Voltando para Eyeshild 21, eu particularmente assisti só o anime. Não leio em scan, então torço muito pra ter esse mangá por aqui. É legal ver o empenho deles pra conseguir chegar ao Torneio de Natal. Ver como eles crescem, o trabalho em equipe e como o time toma forma aos poucos com cada integrante que vão chegando.

Confira a Galeria de Capas de Eyeshild 21:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.799396510144403.1073741927.326805160736876&type=1

Em minha opinião, o mangá daria certo por aqui, mas como ele tem 37 volumes, o esporte é pouco conhecido e o pessoal quer coisas novas, a chance é mínima de ser publicado no Brasil.

Agora a opinião de vocês, Eyeshild 21 teria chance de vir para o Brasil? E se viesse, você compraria?

July

Anúncios

12 pensamentos sobre “# Você Compraria se Viesse para o Brasil?

  1. Não compraria, acho que pouquíssimas pessoas se comprometeriam em comprar uma série tão longa e sobre futebol americano.

  2. Interessante a ideia. lembrando que a editora jbc publicou hikaru no go há alguns anos e ele é um mangá de esporte. hajime no ippo, giant killing, haikyuu e o incrivel Kokou no Hito são excelentes mangás de esportes

  3. O esporte tem bastante fiéis aqui no Brasil, é cada vez mais comum acharmos um time de FA por aí afora em terra BR. Tem liga brasileira gerenciada pala confederação brasileira de futebol americano, o Brasil pode sediar uma parida da NFL, ou seja o esporte é bem divulgado por aqui. O real problema pro manga da certo por aqui é se os amantes de anime/manga gostam ou não do esporte.
    Valeu por essa postagem.

  4. Ahhh eu ia comprar os três primeiros e se gostasse continuava, eu não gosto de futebol americano.
    Assim como não gosto de Basquete e amo Slam Dunk.
    Assim como não sou lá muto fã de Boxe(do tipo de assistir) e sou viciado em Hajime no Ippo.
    Assim como gosto de história de romance sem pegar ninguém HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA”
    eh tudo questão de boa história =^u^=

  5. Chance não teria, nem tem, acredito eu, mais valeria muito a pena, eu li ele completo, e digo é um dos mangás que melhor explora a evolução de personagens, seja os principais aos secundários, e é nesse ponto que esta a beleza dos mangás de esporte. Devo admitir que admiro Eyeshield tanto quanto Slam Dunk e Kokou No Hito, e que os três estão abraçados no topo dos mangás de esporte. (não menciono Hajime ou Major pois meu conhecimento dessas obras é mínimo).

  6. EU COMPRARIA COM CERTEZA, tem ótimos traços, nunca acompanhei muitos mangas de esporte, mas tenho slum dunk e ele é muito foda, assisti os quase 200 episodios de prince of tennis e curti d+, então eu compraria se fosse lança do Brasil, ai se a historia for boa continuo comprando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s