Review #04 : Bakuman

Uma história cativante do começo ao fim !

Imagem

Review Bakuman

Um dos mangás que eu tenho mais afeto e com certeza você também é como  vocês pediram ao longo dos meses eis agora a nossa Review sobre Bakuman .

Então vamos a historia de Bakuman !? Let’s Go Baby

Imagem

No nosso mundo o jovem Moritaka Mashiro  “Saiko” é um aluno que desacredita na sociedade .  Ele acha que o mundo é muito automático onde todos vivem de acordo com as regras ditadas pela sociedade , onde as pessoas estudam , vão para empregos onde depois viram apenas formigas operárias da sociedade. Aí por um acaso ele vê um caderno caindo do céu e descobre que é um  Death Note é decide matar pessoas para ser o deus de um Novo Mundo ? Bem desviei o foco , mais Bakuman também começa com um caderno , mais é um caderno de matemática que ele usa diariamente para  desenhar a garota por quem ele é apaixonado , chamada Miho Azuki . Um dia ele esquece seu caderno embaixo da carteira e  ele é encontrado por Akito Takagi “ Shujin”, o melhor aluno da escola .

Quando Moritaka vai buscar o caderno e Akito diz que o devolvera com apenas uma condição : Que Moritaka seja um desenhista de  um mangá feito pelo Takagi. Diante tão absurda proposta , o desenhista decide pensar no caso . Mas uma coisa que o Takagi não e que Mashiro é sobrinho de um autor de mangá que teve uma série publicada na Shonen Jump , mais o tio dele não agüentou a pressão e faleceu .

Como o Moritaka não estava muito animado a aceitar ser o desenhista de um mangá escrito pelo Takagi , este decide aproveitar uma informação que conseguiu de Kaya , que é a melhor amiga da Miho ( o objeto de adoração do Moritaka ) . O que o Takagi descobriu é que a  Miho tem o sonho de se tornar uma dubladora .  Com a posse dessa informação ele consegue fazer com que o Mashiro se  declare para a Miho .

E adivinha o que acontece ?

Os dois prometem que vão se casar quando ela dublar a personagem heroína em um anime baseado num mangá feito por ele.

A historia de Bakuman é bem simples, sem muitas complicações. Temos um protagonista que deseja ficar com a menina que ele gosta, mas para isso ele precisa ir atrás dos sonhos dele. E antes de ir atrás do sonho de ser um mangaká, o Mashiro precisa conseguir a aprovação dos seus pais. Lembram que o tio dele era um autor e faleceu devido a sobrecarga de trabalho é que não conseguiu sucesso ? O primeiro grande problema que o protagonista enfrenta  é conseguir a aprovação dos seus familiares . E o incrível e que mesmo a mãe dele retrucando dizendo que não ,o problema foi resolvido rapidamente pelo seu pai  e o seu  avo onde eles citam uma frase “ Mesmo que um homem caia ele sempre irá seguir seu sonho caminhando em frente contra todos obstáculos “ e que “Uma mulher não entende os sonhos de um homem “ .

E,afinal , o mangá realmente trata de sonhos  . A partir do momento que eles começam a trabalhar usando o estúdio do falecido tio todos  os leitores de Bakuman tiveram uma aula gratuita de como funciona o mercado editorial de quadrinhos japonês .

Eles vão atrás de manuais que explicam passo a passo como se faz um mangá , aproveitando a imensa coleção de títulos do tio para pegar inspiração .

E não demora muito para que os dois consigam levar um mangá para ser avaliado por um editor da revista Shonen Jump e logo ele percebe o potencial dos garotos . Com muito esforço finalmente eles publicam um mangá , mas agora precisam enfrentar todos os problemas necessários para sustentar o sucesso .

Uma coisa que todos devem ter prestado a atenção e que neste mangá não temos os famosos antagonistas ou vilões da série ( ta eu criei um ódio pelo Nanamine ) . Um por que de Bakuman não ter vilões ? E bem simples o mangá é retratado baseado  na realidade , tanto é que diversos personagens do mangá foram espelhados em autores reais da revista Shonen Jump , ou seja ao invés de termos vilões temos personagens que declaram uma rivalidade sadia ao outro . Em nenhum momento do mangá você ira presenciar um personagem tentando atrapalhar o outro ( exceto o Nanamine ) , quandos o personagens não se encaixam na categoria coadjuvantes ou protagonistas eles se encaixam na categoria rivais . E além do tema de realizar sonhos também temos o tema de rivalidade  .

Bakuman e suas Referencias

Todo mundo sabe que Bakuman é um mangá que compartilha Realidade vs Fantasia ,vamos mostrar aqui e agora para vocês de onde vieram alguns personagens de Bakuman

Os editores da Jump são todos inspirados nos editores reais. Inclusive o editor-chefe Sasaki usa a imagem do personagem de Bakuman na foto do seu perfil no Twitter. Veja abaixo a comparação feita por uma emissora japonesa:

Imagem

Os autores presentes no mangá também parecem ser inspirados em autores da vida real. Como é o caso da Iwase, cópia quase idêntica da autora de D.Gray-man, Katsura Hoshino, que já admitiu ter uma certa rivalidade com Takeshi Obata, mas que acabaram se tornando bons amigos.

Imagem

Outro que foi inspirado, não em um, mas em 3 autores foi o Eiji Niizuma. Um deles pode ser Tite Kubo, o autor de Bleach. Várias vezes em Bakuman, Eiji faz cumprimentos a Ashirogi Muto usando trocadilhos de Bleach. Tite Kubo lançou também uma manga chamada Zombie Powder e o Eiji lançou Zombie Gun.

Imagem

Outro que pode ter ajudado a dar vida ao Niizuma foi o Eiichiro Oda. Além da semelhança no nome (os “i” duplo), ambos se vestem parecido, tem uma paixão tremenda pelos mangás, além de um jeito peculiar de criar suas histórias, sem quase nunca consultar os editores e ter para si a responsabilidade caso algo dê errado. Não é a toa que ambos têm mangás de sucesso.

Imagem

Por fim temos o autor de Toriko, Shimabukuro Mitsutoshi, que pela imagem nem precisa dizer em que os dois se assemelham não é mesmo?

Imagem

O Hiramaru e a Aoki também parecem ter sido inspirados em autores da vida real, respectivamente Yoshihiro Togashi (autor de Hunter X Hunter e Yu Yu Hakushô, conhecido por ser extremamente negativo e preguiçoso) e Naoko Takeuchi (autora de Sailor Moon, que se parece com a Aoki). Ambos se casaram, assim como o casal de personagens autores em Bakuman

Imagem

Considerações Finais

Enfim o mangá de Bakuman acabou, não que eu esteja feliz com isso, como fã da série eu sei que dava para alongar mais um pouco dava para criar mais alguns arcos, mas iria perder o foco já que ele já havia conseguido realizar seu sonho .

Se passaram 22 meses desde que a JBC, começou a publicar Bakuman , me lembro do dia em que eu vi na banca , já conhecia o anime já tinha algumas semanas , me lembro que quando eu vi eu pirei , comprei na hora , quando cheguei em casa comecei a ler e tive certeza que Bakuman iria entrar facilmente na minha lista de preferidos.

Imagem

Vamos considerar que muitos compraram porque era uma obra dos mesmos criadores de Death Note, correto!?

Bakuman não dá para  comparar com Death Note , cada obra traz respectivos focos diferentes mas ambos são dos mesmos criadores , se você for pegar a ultima obra da dupla Ashirogi Muto vocês irão perceber que Reversi é Death Note puro sem tirar nem por .

Enfim pessoal é isso , Bakuman é uma obra com 20 volumes publicada e concluída pela JBC que eu aconselho e recomendo a comprar , só digo uma coisa , não esperem encontrar lutas de um Battle Shounen em Bakuman , ele é um Shounen que não tem porrada e lutas ( raramente  você ira encontrar uma cena de luta , apenas algumas trocas de socos básica ) , mas incluindo lutas ou não Bakuman é um mangá que você irá gostar independente se você curte Shounen , Shoujo ou Seinen .

Ficha Técnica :

Imagem

Nome : Bakuman

Autores : Takeshi Obata e Tsugumi Ohba

Volumes : 20 – Concluido no Japão e no Brasil

Editora Licenciante : JBC

Valor : 1 -9 ( 10,90 ) , 10 -20 (11,90)

Imagem

Agradecimentos Especiai : JBC Mangás,  Equipe Mangás Brasil , Animefanzines.com Mundo do Coringa e Dragon Ball PT

Anúncios

4 pensamentos sobre “Review #04 : Bakuman

  1. Minha paixão por Bakuman veio logo no primeiro episódio. Confesso que só comecei a ver o anime porque era muito fã de DN, mas Bakuman foi uma paixão diferente. Torci muito pra que essa dupla fizesse logo sucesso, sofri muito que o anime deles saíssem logo pra que enfim o Mashiro se casasse com a Azuki e mesmo quase sabendo do fim, chorei quando enfim eles puderam realizar os seus sonhos no final. Essa coleção merece estar em todas as estantes.

    • Eu li o mangá primeiro para depois ver o anime ( 3° temporada ) , sei que no ultimo volume derramei rios de lágrimas .
      Acho que ninguém percebeu mais o volume #01 de Bakuman já não tem mais no site da Comix

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s