Curiosidades #03 : Mangá e seus formatos – Parte 02

 

Segunda parte da matéria sobre Curiosidades  Mangás e seus formatos.

Para ver a primeira parte clique aqui: (https://mangasbrazil.wordpress.com/2013/05/24/curiosidades-02-manga-e-seus-formatos-parte-01/ )

Imagem

(Shinsouban –Mangá: Rozen Maiden )

Shinsouban (新装版)significa literalmente  nova edição. Com tudo é a mesma historia em um formato praticamente igual aoTankoubon, porem é uma forma de revender a historia. No shisouban o que vem de novo normalmente são capas diferentes ao primeiro lançamentos, paginas coloridas, novos extras e desenhos do manga ainda em produção, seja os rascunhos ou o desenho do personagem sem refinamento.

Outros formatos:

One Shots

Imagem

(One-shots publicados no Brasil)

O One-Shot se refere a um mangá que possui um único volume, ou seja, uma historia completa e fechada, com raras chances de acabar ganhando mais volumes ou uma continuação, geralmente são mangás que nos deixam com gostinho de quero mais, pois a trama se desenvolve rápido de mais.

É comum ver junto dos One-shot, como um extra, os yomikiri que nada mais é que uma historia de apenas um capitulo. Geralmente são ideias que o autor teve mas acabou por não desenvolver mais , porém  vários mangakás também publicam alguns yomikiri em revistas e esperam para ver a reação do publico para continuar ou não.

Doujinshis

                                                 Imagem
Já os Doujinshis são historias curtas geralmente baseadas em um manga ou livro já existentes, apesar de  existir também  historias originais. Criadas por um autor independente, ou seja, ele que arca com todos os custos de produção, imagem e distribuição, é por onde a maioria dos mangakás iniciam sua trajetória.

Fora do Japão esse tipo de material  é normalmente chamado de Fanzine.
( Obs : A antiga  Revista Animation era uma pioneira em seu ramo, pois junto de  suas revistas muitas vezes vinham alguns capítulos de fanzines. Sinto falta desse interesse por parte de algumas editoras )
Art Book

Imagem

( Art Book de Holy Avenger. Ps: Ta meio detonado de tanto  eu folhar >-< )


Art Books o formato amado por qualquer um que goste de character design e imagens inéditas. Sou meio suspeita de falar desse formato por ser simplesmente apaixonada por esse tipo de publicação. Pois bem, os Art Books são livros de imagens, com varias ilustrações (muitas vezes exclusivas) , character design, sketches  e as vezes com alguns yomikiri. Podem ser tantos de mangá, animes quanto de games e de algum mangaká. Alguns desses Art Books vem com notas do autor sobre como é ou como foi a criação da historia ou do personagem, além de dados sobre o enredo e coisas triviais do dia a dia da produção.

 

Guide Book

Imagem

( Guide Book Death Note How to Read)

Os Guide Books são os materiais que  possuem  muitas informações sobre a serie, tendo perfil dos personagens, alguns sketches, coloridos ou não,   comentários sobre a criação  e varias outras informações sobre a historia.

A diferença do Guide book pro Art Book é basicamente que o Guide Book possui mais informações sobre a historia e já  o Art Book como o próprio nome diz foca mais na arte, nas ilustrações. Um é voltado para o publico que se atrai mais pelo enredo e outro  pro publico que curte as ilustrações.

Lista de Guide Books Publicados no Brasil

Naruto Guia Oficial dos Personagens – O Livro do Confronto – Panini Editora

Love Hina Infinty – Editora Jbc

FullMetal Alchemist – Editora Jbc

Death Note How to Read – Editora Jbc

 


Espero que tenham gostado dos posts, qualquer duvida ou errata que fiz podem comentar pessoal :3

Anúncios

3 pensamentos sobre “Curiosidades #03 : Mangá e seus formatos – Parte 02

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s