Review #02:Card Captor Sakura

1

Não posso começar está resenha sem antes relembrar a todos que Sakura  fez parte do “BOOM” dos mangás em meados de 2001 , foi o segundo titulo que a Editora JBC publicou , anteriormente o mangá havia sido compilado em 24 volumes em meio tanko .

Onze anos depois para a alegria de muita gente Sakura iria ser republicado agora em seu formato original e com direito a um tratamento para lá de caprichado .

Card Captor Sakura foi publicado no Japao  na revista Nakayoshi  da conhecida Editora Kodansha entre os anos de 1996 até o ano de 2000 ; Sakura é mais uma obra das tias do Grupo CLAMP .

Depois de sua publicação original , a serie foi reunida em 12 volumes tankoubon . 

História

2

A garotinha Sakura está dormindo e sonha que está em frente a Torre de Toquio , acompanhada por um bichinho voador que lembra um pequeno leão ; ela nem imaginava que esse seria seria o começo de uma aventura cheia de fantasia .

Sakura faz parte de um clube  de líderes de torcida da escola e, um dia , de volta á sua casa , descobre uum livro mágico  que se abre e liberta diversas cartas . Estas cartas são as Cartas Clow , uma criação do Mago Clow  . A partir da capa  do livro surge Kero , o bichinho voador que estava no sonho de Sakura .

A menina descobre que Kero é o guardião as cartas e que esteve dormindo por 30 anos , Kero lhe diz que Sakura provavelmente tenha poderes mágicos , pois conseguiu provocar a agitação das Cartas Clow .Assim , Sakura se transforma em uma Card Captor , o guardião entrega a ela uma chave que se transforma em um bastão mágico , com ele , Sakura pode realizar algumas magias fundamentais para completar a missão  de captura ,

A tarefa é mais complexa do que se possa  pensar , algumas das cartas  são bastantes fortes e problemáticas , mais se a pequena Sakura não  resgatar uma terrível desgraça ira cair sobre ela . Enquanto isso Kero tem  uma grande razão para ajudar Sakura , quando todas as cartas forem reunidas novamente ele irá voltar a sua forma  original .

Para quem acompanha o mangá , já deve ter percebido que o mangá se divide em fases , a primeira fase Sakura precisa encontrar todas as Cartas Clow e enfrentar o seu rival Shoran Li , um garoto que veio de Hong Kong e que pretende ser mestre tornar-se o mestre de todas as cartas .

A segunda fase apresenta a descoberta de que o Yukito ( Ai Ai Ai Ai ><…) também é um guardião das cartas e o seu nome  verdadeiro e Yue  uma espécie de juiz que ira determinar quem será o mestre das Cartas Clow .

Terceira é última fase as cartas fugitivas se tornam Cartas Sakuras , e Sakura irá ter que confrontar a reencarnação do Mago Clow .

Mangá

O mangá é publicado pela Editora Jbc desde Junho de seu ano passado e está previsto para conclusão em Junho deste ano totalizando 12 volumes .

Como eu disse lá em cima esta Edição Especial realmente está pra lá de caprichada em todos os termos tanto na capa como na sua estrutura física (miolo)  ; capa catornada , páginas em papel off-set (aqueles branquinhos que demoram anos para começa a amarelas ) , páginas iniciais coloridas . 3

Mais como nem tudo é apenas perfeição vamos aos pontos negativos ( sim negativos ) , primeiramente vou dizer como minha opinião como consumidor , posso estar certo , mais também posso estar errado .

Um dos quesitos  que prejudicaram a estrutura do mangá logo de cara é a fonte em que eles usaram para escrever Card Captor Sakura , apenas usaram a fonte Comic Sans “ Card Captor Sakura “. Não sei dizer bem se a escolha da  fonte usada na capa foi decidida pela Equipe da JBC ou se foram os japoneses que escolheram esta fonte para a capa do mangá , outro ponto que eu vejo como fator negativo foi a tradução de algumas cenas , um exemplo e quando alguém entrega algo a Sakura é determinado personagem diz apenas “ to”  seria melhor utilizar algo como “ aqui , para você “ algo do tipo , toda vez que eu leio eu refaço minha própria tradução , creio que muitos também já perceberam isso.

Considerações Finais

Você  já deve ter se perguntado se vale a pena comprar Sakura e por na sua coleção não e mesmo ? A coleção completa irá custar 178 reais e 80 centavos , eu como consumidor deste mangá digo que vale a pena cada centavo mesmo eu criticando aqueles dois quesitos acima não faz com que o mangá perca seu brilho , além do mais o mangá não e como o resto dos mangás padrão da editora , capa catornada , papel off-set  é paginas coloridas são para poucos mangás.

4Você Sabia ?

Card Captor Sakura ganhou o premio Seiun Award de Melhor Mangá em 2001 !!

Anteriormente o mangá de Sakura veio escrito Sakura Card Captors ( perceba o “s’ no plural ) . Agora nesta nova Ediçao Especial o mangá vem com seu nome original Card Captor Sakura .

Diferente do anime , a personagem Mei-Li prima e noiva de Shoran não aparece no mangá.

Com o passar do tempo perercebemos que Sakura acaba se apaixonando pelo Shoran, e vice-versa , dando assim um clima de romance no final do mangá.

. O segundo filme da série se passa após  o final do mangá , eles estão mais velho e uma nova carta aparece , vale a pena conferir .

Alguns anos depois a CLAMP lança o mangá Tsubasa Resevoir Chronicles ( também lançado pela JBC) , muitos fãs da série quando viram Tsubasa acreditaram fielmente que seria uma continuação de Sakura .

Devido a dublagem de Card Captors Sakura o nome de Syaoran foi adaptado para Shaoran nos EUA e Shoran no Brasil , além disso ainda há outras aparições de alguns personagens de Sakura em Tsubasa Resevoir Chronicles como Touya , Yukito, Clow e o Fujitaka , para quem gosta de Sakura TRC é uma leitura obrigatória .

Agradecimentos a July e a Caroline Kamimura por me ajudarem nesta Resenha .

Bruno

5

Anúncios

2 pensamentos sobre “Review #02:Card Captor Sakura

    • Opa , obrigado Julio , sempre é bem complicado fazer essas reviews , agradecimentos super especiais as minhas duas mega assistentes , a July e a senhorita Caroline , eu ainda tenho que ler os demais volumes , parei no volume #06

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s