Review #01: Freezing

1Freezing é uma mangá criado pelos Coreanos Dall-Young Lim que é responsável pela história do mangá , enquanto Kwang-Hyun Kim fica a cargo da arte .

Freezing  é composto até o momento desta matéria por 17 volumes e 2 Spin-offs  ainda em andamento no Japão.

Publicado originalmente pela Kill Time Communication através da sua revista Comic Valkyrie , teve inicio em meados de 2007 e até o momento  está em andamento .

Freezing no Brasil

2

Em Junho do ano passado (2012) a Editora JBC anunciou que Freezing era o seu mais novo mangá,  inicialmente lançado em Julho Freezing agradou alguns leitores e consumidores enquanto outros não gostaram pelo ecchi dentro do mangá , o mangá traz 8 páginas coloridas em todos volumes ( Isso mesmo em todos os volumes ) para a alegria de muitos. Até o momento desta matéria Freezing já se encontra em seu 7°volume que na verdade era para ter sido publicado originalmente em Dezembro mais por motivos na gráfica ele foi reprogramado para sair em Janeiro .

História

Certo dia , alieniginas extradimensionais chamados “NOVAS” invadiram a Terra e se transformaram na maior ameaça da humanidade; para combate-los , foram selecionadas garotas do mundo que tiveram implantado em seus corpos o Stigmata( células processadas do tecido biológico dos NOVAS .

Com este argumento elas adquirem forças e habilidades sobre-humanas e capacidade de utilizar armas especias chamadas de Volt-Texture. Agora chamadas de Pandoras, elas formam duplas com garotos mais novos , chamados também de Limiters para defenderem o planeta contra os invasores .

E é no meio dessa confusão toda que temos o nosso protagonista Kazuya Aoi , irmão de uma lendária Pandora Kazuha que morreu durante uma intensa e grande batalha contra os NOVAS , agora com o inutuito de seguir o mesmo caminho que a irmã(tá eu não sei se ele vai morrer como a irmã dele )ele se matricula na Academia Genetics a escola de táticas anti-seres extra-dimensionais …

Logo em seu primeiro dia Kazuya conhece a Rainha Intocável da qual todos tem medo , o legal é que o leitor já se depara com uma cena de ecchi logo nas primeiras paginas do mangá onde Kazuya abraça a Sattelizer achando que era a irmã dele que tinha morrido (na verdade ele abraça ela e cai )(detalhe que ela estava em meio ao Carnival – competição criada dentro da Genetics para avaliar a força e as habilidades das Pandoras para assim criar um ranking entre as 05 melhores ).

Depois de alguns desentendimentos , o garoto descobre que Sattelizer é temida por toda a escola , e que constantemente entra em atrito com as alunas veteranas , além disso o maior problema da garota e sofrer de afefobia(medo super exagerado  de ser tocada por alguém ) dai vem o próprio nome de (Rainha Intocável) o que a torna incapaz de ter um Limiter ao seu lado .

Determinado a ajudá-la , Kazuya tenta a todo custo ser o Limiter de Sattelizer . Mas como ele irá acabar com os traumas da garota ?

Detalhes que não Podem ser Esquecidos

Algo que deixou muitos leitores perdidos quando leram o primeiro volume de Freezing  foi porque mencionava muito Pandora , Limiters , NOVAS , Stigmata , Iniciação , Ereinbar Set , Volt Weapon , Volt Texture , Modo Pandora e Carnival até ai beleza né ?!

Não , porque quando terminamos de ler o volume #01 chegamos no final do mangá cadê o Glossário como iríamos nós leitores saber o significado daquele  tanto de palavras que haviam  aparecido no mangá ?! Não tinha , muitos leitores como eu de primeira viagem que não assistiram ao anime ficaram completamente perdidos comos cegos no tiroteio , depois de algum tempo surgiram alguns questionamentos em torno disso e logo eles criaram um Glossário no Site da JBC Mangás que podem ser conferidos neste  link:  mangasjbc.uol.com.br/freezing-glossario  .

E no terceiro volume aparece o Glossário , mais também apenas neste volume

Para aqueles que ainda não leram saiba um pouco mais o que são  Pandoras , Limiters , Stigmatas , Novas …

Pandora

3

São garotas geneticamente modificas que usam o Stigmata , que as deixa com velocidade e força sobre-humanas .Elas são capazes de usar a Volt Texture , armas de combate eficazes contras os Novas .

Limiter

São nada mais nada menos do que os parceiros de uma Pandora , cuja função  básica e restringir o Freezing emitido por um Nova , para que sua parceira possa atacá-lo .Os Limiters sempre são garotos mais novos, e que também conseguem gerar o Freezing , que pode ser utilizado para restringir o movimento de outros alvos , incluindo Novas de nível mais baixo .

Um detalhe é que não tem um numero limite para que uma Pandora tenha apenas um Limiter um bom exemplo disso e a Miyabi que tem dois Limiters e queria o terceiro (Kazuya) , não sei dizer se ela é um caso a parte pois nos demais volumes todas as Pandoras tinham apenas um Limiter .

Stigmata4

São as células processadas do tecido  biológico  dos Novas e implantados em garotas,tornando-as Pandoras .

Iniciação

É uma cerimônia de “Batismo”, na qual uma Pandora reconhece oficialmente  um Limiter como seu parceiro .

Ereinbar  Set

Orgão sensorial misterioso , que fica em uma parte profunda do cérebro  e que controla os cinco sentidos . Numa batalha , a Pandora e o Limiter sincronizam seus Ereinbars para unirem os cinco sentidos . Esta sincronização só e possível após a iniciação .

Novas

Alienígenas extradimensionais  que invadiram a Terra . 5

Volt Weapon

Armas materializadas p Pandoras , feitas de um Material – a Volt Texture .

Volt Texture

Material que dá origem á Volt Weapon . Ela aumenta os sentidos  de uma Pandora e permite que reparem ou troquem de trajes durante uma batalha . 6Modo Pandora :

7

Forma de combate da Volt Texture , usada por Pandoras de alto nível . Geralmente , assume a forma de uma armadura . Neste modo , a Volt Weapon evolui para uma Nova Weapon .

Carnival

Evento que determina o Ranking das Pandoras através de batalhas monitoradas .

Edição Tradução e Adaptação

Então temos uma variância de editores em Freezing(nem deveria usar variância porque só houve uma troca ) . Marcelo Del Greco foi o responsável pela edição do volume #01 de Freezing enquanto Cassius Medauar assumiu a partir do volume #02 em diante .

A tradução do mangá ficou por conta da equipe de tradutores que era liderada pelo Arnaldo Oka com a contribuição de Denis Kei Kimura .

Eu como leitor de Freezing  considero que tanto a tradução e a adaptação do mangá ficaram boas para o publico mais como nem tudo são mar de rosas e elogios eis que aparece o primeiro erro de Edição em Freezing , sim eles erraram em um quadro do volume #06 na pagina  40 2°quadro onde está escrito “entnao” , este foi um erro que deve ter passado despercebido pelos olhos de muitos leitores ou talvez eles tenham percebido só que ignorado ou ter achado irrelevante para fazer uma reclamação . Seres humanos erram sim eu sei disso mais se começarmos a ignorar este tipo de erro fará com que aconteça com mais freqüência . Este foi o único erro que eu vi ate hoje lendo os setes volumes que já foram lançados .

Brigas Internas 8

Uma coisa que deve ter torrado a paciência de muitos foi o inicio de Freezing , depois da apresentação de alguns personagens temos uma briga interna onde as terceiranistas  começam a  atacar a Sattelizer , afinal para que isso ?

Simples é para apresentar mais personagens a trama de Freezing , porque uma escola como a Genetics cheia de Pandoras dar prioridade a apenas algumas seria algo ruim no ponto de vista do  autor né! Ao mesmo tempo em que ele começa colocar as personagens na historia você fica pensando “ Beleza agora que já conhecemos todos as personagens  elas vão começar a enfrentar os Novas “, só que não e isso que acontece simplesmente o autor fica nessa de brigas internas por um bom tempo apenas no volume #05 que aparece o primeiro Nova no mangá onde já detona  com um monte de  Pandoras .

Trauma

Algo que deve ter chamado a atenção de muitos leitores de Freezing  foi o momento em que descobrimos o porque da Sattelizer ter afefobia , em um Flashback descobrimos o passado dela .

Ela Foi abusada pelo próprio meio irmão !! Isso mesmo foi abusada pelo próprio irmão quando eram crianças , na minha opinião este é um dos personagens de Freezing que eu mais odeio (como alguém pode abusar da própria irmã ? Mesmo ela sendo filha  apenas do mesmo pai , isso e terrivelmente absurdo). Não estou tentando ser moralista ou coisa do tipo , porque virou algo comum vermos incestos em diversos mangás e animes nos últimos tempos .

Personagens 9

Eu deveria fazer uma lista com todos os personagens mais seria algo cansativo até para quem ler então vou falar apenas no desenvolvimento dos personagens .

Dall-Young Lim criou personagens para todos os gostos desde aqueles com traumas , como personagens cativantes e personagens que foram criados para serem odiados , até ai tudo bem , mais o que realmente faltou foi um desenvolvimento maior em alguns personagens ao mesmo tempo em que ele mostra alguns personagens secundários depois de um tempo ele simplesmente some (deve ter morrido com o ataque dos Novas ) , o que faltou em  Freezing  foi um desenvolvimento maior nos personagens .

Afinal de Contas o que é a Iniciação ?

Até o momento eu ainda não descobri o que é a iniciação entre uma Pandora é um Limiter , mais conversando com o Henrique que também acompanhou Freezing por scans ele disse que a iniciação nada mais é do que #Sexo .

Freezing  Zero Spin Off

Freezing Zero é um Spin – Off que foca em Kazuha Aoi .10

Até o momento não foi anunciado nada em relação a Editora JBC trazer os Spi-Offs , mais no volume #07 Cassius ao responder uma carta disse que estavam estudando a possibilidade de trazer assim que Freezing fosse encerrado .

Freezing First Chronicles11

É um spin-off da série , que conta um pouco da historia de Chiffon Fairchild e de como ela obteve o titulo de ”Monstra” .

Freezing Giant Issue12

É um Gaiden especial que traz curiosidades e character designs dos personagens de Freezing no anime .

Ficha Técnica

Nome : Freezing

Volumes : 17 e em andamento no Japão + 2 Spi-Offs e 1 Gaiden de Character Designs

Autores : Dall-Young Lim (História) , Kwang-Hyun Kim

Valor : 12,90

Tema: Ação e Ficção Cientifica

Classificação Etária :18 anos

Review criado por Bruno.

Anúncios

Um pensamento sobre “Review #01: Freezing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s